Faz fotografias com a utilização da luz reflectida pelo assunto que, passando através de sua lente, forma imagens em um material sensível, que é o filme. É necessário o completo conhecimento da câmara fotográfica para conseguir bons resultados.
Veja as partes que compõem uma câmara e qual a função de cada uma.
a) Caixa à prova de luz - É a estrutura básica para a instalação dos demais componentes. Sua função é impedir a entrada de luz, a não ser aquela reflectida pelo assunto, que deve passar pela abertura da lente. A penetração de luz por outro local, que não seja a abertura da lente, poderá produzir estrias escuras no negativo e claras no positivo. Esse defeito na câmara pode ser consertado em uma oficina especializada.
b) Abertura do diafragma - A caixa à prova de luz contém uma abertura onde é instalada a lente. Por essa abertura passam os raios de luz que formam a imagem fotográfica. Com a lente funciona um mecanismo chamado diafragma, cuja função é controlar a quantidade de luz que deve atingir o filme. As primeiras câmaras só possuíam uma abertura de diafragma, o que limitava seu uso aos dias de sol.
As fábricas contornaram esse problema usando pequenas chapas metálicas com dois orifícios de diâmetros diferentes. Assim, em dias de sol intenso, usa-se a abertura menor do diafragma. Este princípio é utilizado nas câmaras mais simples.
c) Obturador - Controla o tempo de penetração da luz na câmara para sensibilizar o filme. A velocidade de penetração da luz é indicada pelos números: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 500, 1000 ou mais, dependendo da câmara, e ainda pelas letras B e T.
Assim, a velocidade 1 permite a penetração de luz por um segundo. Os demais números representam fracções de segundo, calculados de forma que o tempo de entrada de luz seja reduzido pela metade toda vez que se mude de um número para outro imediatamente superior.
d) Lente - Concentra os raios de luz na direcção exacta para formar a imagem nítida do assunto sobre o filme. Quando você faz uma fotografia, a luz reflectida pelo assunto passa através da lente e forma a imagem no filme.
e) Mecanismo para prender e transportar o filme - Toda câmara possui um mecanismo que mantém o filme na posição correcta e permite movimentá-lo para a próxima exposição, manualmente ou por "motor". O uso incorrecto ou defeito nesse mecanismo podem acarretar fotos remontadas, mal-enquadradas ou fotogramas sem exposição.
f) Visor - Através dele você observa e enquadra o assunto. Lembre-se: o ângulo abrangido pela lente da câmara é diferente do ângulo de visão de seus olhos. Portanto, a câmara vai registar uma cena diferente da que você vê.
FONTE
0 comentários:
Postar um comentário
Comentem!