twitter
    Esse Vale Nota...

O que é Entropia?!

Imagem Meramente Ilustrativa

Vimos em post anteriores assuntos relacionados à Lei da Entropia, mas o que é Entropia?
A entropia é uma grandeza termodinâmica geralmente associada ao grau de desordem. Ela mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho. É uma função de estado cujo valor cresce durante um processo em um sistema isolado.

O conceito de entropia foi introduzido por Clausius, na segunda metade do século XIX, com a finalidade de conciliar a teoria de Carnot sobre o funcionamento das máquinas térmicas, formulada no contexto da hipótese do calórico, com as idéias correntes sobre a eqüivalência mecânica entre calor e trabalho. As leis da termodinâmica, resumidas num enunciado magistral, "energia do mundo é constante, mas a entropia do mundo tende a um valor máximo", transpuseram as revoluções da física no século XX e fornecem instrumentos básicos para a nova física do século XXI.

Mas como se coadunam as leis reversíveis da mecânica, clássica ou quântica, com uma função entropia que aumenta com o fluir do tempo? Em boa medida, a resposta tem sido dada pela definição estatística da entropia, ou seja, pela utilização conjunta das leis da mecânica e da teoria das probabilidades. No século XIX, Gibbs já tinha percebido que "impossibilidade de um decréscimo não compensado da entropia é uma improbabilidade".

FONTE 1

FONTE 2

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!