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    Esse Vale Nota...

Como Funciona o Motor dos Carros!?

A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Dentro de cada cilindro - carros de passeios normalmente têm quatro ou seis - estão os pistões. A queima do combustível faz os pistões se movimentar, girando um eixo, que vai levar a energia mecânica até o sistema de transmissão, que por sua vez distribui essa energia para as rodas. O resultado dessa reação em cadeia é o movimento do carro.
Outros componentes dão uma forcinha para o movimento não parar. A bateria gera a corrente elétrica que faz o combustível explodir. Antes de chegar ao motor, essa corrente é amplificada pela bobina e passa pelo distribuidor, que divide a corrente entre as velas do motor. Há também dois filtros - o de óleo, que purifica o líquido lubrificante do motor, e o de ar, que barra as impurezas do ar que o carro joga nos pistões. Por fim, o radiador usa a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo a temperatura controlada.

FONTE

11 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade nao é o alternador que envia a corrente eletrica para ocorrer a explosao do combustivel ?? creio que a bateria é um reservatorio de energia eletrica para fazer funcionar o motor de partida e os equipamentos eletricos qdo o motor esta desligado, qdo o motor esta funcionando a energia vem do alternador.

Gibson disse...

Realmente
Quem manda a Corrente para ocorrer a explosão é o alternador e não a bateria

Anônimo disse...

tenta entao funcionar um carro sem batery e mesmo depois de ligado o motor ,tire a batery.
ele vai parar.desligar. defalt. off.error.
o alternador so gera a eletricidade em uma voltagem nao estavel. dai essa energia passa por umas paradas la ate a batery, dai ele segue para um troço la ki si chama destribuidor de fagulhas.dai pra vela i o resto....
vao ler um poko!!

Anônimo disse...

quanta besteira... "outros componentes dao uma forcinha..."
a partir daí, parei de ler.

Anônimo disse...

o responsável pela carga elétrica p/ o motor é a bobina e nw a bateria,
nada a ver... o alternador apenas transforma energia motor em eletrica p/ recarregar a bateria, e sem ele o carro funciona normalmente como o casso de alguns fuscas de antigamente.

e a bateria (no caso do motor) serve apenas p/ manter a bobina com carga, e assim ,se vc ligar o carro e depois retirar a bateria, o motor vai continuar ligado ate a carga da bobina acabar. o alternador serve apenas p/ recarregar a bateria do carro. a sequencia p/ a explosao é, bobina, distribuidor (onde distribui a energia eletrica p/ cada vela pelos cabos), velas, camara de admissão.

Anônimo disse...

explicação muito superficial. nota C

Anônimo disse...

Putz

Quanta besteira nos comentários em um mesmo lugar.

1 - motor não dá partida sem bateria, ela serve para isso, fornece energia ao motor de arranque para colocar os pistões em movimento;
2 - após a partida, a bateria pode ser retirada sim e o motor permanece funcionando;
3 - a bobina serve somente para elevar a tensão para gerar faísca na vela (passando pelo distribuidor), em alguns carros (mais novos) existem transformadores de potencial, sendo um por pistão (ou vela) eliminando a bobina e o distribuidor, bobina não acumula energia;
4 - o alternador transforma energia cinética em energia elétrica (EE) em corrente alternada (CA), a EE em CA, passa por uma ponte retificadora e depois por um regulador de tensão, para manter a tensão em + - 15V, para carregar a bateria.
5 - a tensão para alimentação de todos os circuitos eletro-eletrônicos do automóvel vem da saída do regulador de tensão, em paralelo com a bateria, e passa por uma régua de fusíveis antes de alimentar os circuitos.
6 - O texto postado por Nathan Oliveira / Alicio Oliveira acima está perfeito para leigos.

Se alguém for comentar mais especificidades, sugiro buscar no google e estudar antes sobre o assunto a comentar, para não encher de baboseiras os comentários.
Sugiro ver o princípio de funcionamento de motores 4 tempos (se é que sabem o que é isso), desde o mais simples (modelo boxer usado no fusca e alguns porches, em linha, em V), até os rotativos utilizados em algumas BMWs.

Nathan Oliveira / Alicio Oliveira disse...

Uhhh...
Valeu Anônimo ^^ [daí de cima]

GRIFFO disse...

Eita!! a discussão ai tá quente em??? e aí Nathan e Alício, algo a declarar?? Existe mesmo algum erro na postagem de vocês, tá na hora de pequisar e justificar!!

Anônimo disse...

opa,por acaso alguem sabe me dizer
oq num motor que qndo desligado o carro funciona uma peça no motor,ligou o carro essa peça para de funcionar???
e naum precisa o uso de bateria...
aguardo resposta
abraços

Anônimo disse...

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